Introdução

   Truman Burbank nasceu duas semanas antes do esperado. O prematuro de cinco gestações indesejadas que competiam para ser o primeiro bebê adotado pela mídia e estrela principal de um programa que mostraria ao vivo sua vida, todos os dias e todas as horas.
   Essa é a história fictícia do personagem principal de um reality show cujo título levava seu próprio nome: Show de Truman. O mesmo título dá nome ao filme, que foi lançado mundialmente no ano de 1998 e é um grande exemplo de como funciona o universo da mídia e o controle que a indústria cultural e os meios de comunicação de massa exercem sobre as pessoas.
   O tema foi escolhido por despertar curiosidade para análise, numa tentativa de compreender a Teoria Crítica. Compreender que o poder da manipulação exercida sobre as pessoas pode chegar aos fins planejados, mas também pode alcançar situações imprevisíveis.
   A televisão é um veículo de grande alcance e um dos principais meios de comunicação em massa. Ela está presente na vida das pessoas, influenciando-as e persuadindo-as. Portanto, primeiro vamos compreender como a TV surgiu na vida das pessoas e quais mudanças ela trouxe consigo.
   Vamos ver o quanto os hábitos da sociedade mudaram quando passaram a ter dentro de casa uma presença que não fosse um membro da família, ou um conhecido, mas tivesse voz, se impusesse e se fizesse ouvir.
   Para que essa análise seja mais abrangente, é preciso compreender o que foi a Teoria Crítica. Saber que ela surgiu com a Escola de Frankfurt, na Alemanha, onde um grupo de estudiosos se reuniu com o intuito de investigar os fenômenos sociais, identificá-los e entendê-los. Saber também quem foram os principais estudiosos e o que eles ensinaram sobre cultura de massa, indústria cultural, e os meios de comunicação.
   Na sequência será traçado um paralelo entro o filme Show de Truman e tais estudos citados anteriormente, mostrando o quanto ele nos fala sobre o comportamento da mídia.
   De que maneira o filme nos aponta cada elemento: estereótipos, signos, clichês...
   Vamos tentar compreender de que maneira a indústria cultural usa o telespectador objetivando a obtenção de lucros.
   Através do personagem do diretor Christofer, teremos uma representação clara do papel e da força que a indústria cultural exerce sobre as pessoas. Seu domínio, sua maneira ilimitada de buscar seus objetivos.
   Quem sabe, nessa busca pela compreensão do sistema que abrange a cultura de massa, não possamos enxergar além do que nos já foi dito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário